sábado, 7 de agosto de 2010

DISCIPULADO - DISCIPULADOR - DISCIPULO - 3ª PARTE


DISCÍPULO

Será que realmente sabemos o que é um discípulo?
Uma coisa eu sei que todos conhecem de cor:
É ALGUÉM QUE CRÊ EM TUDO O QUE CRISTO DISSE E FAZ TUDO O QUE ELE MANDA.
Mas na prática no dia a dia o que é?
O termo discípulo aparece no Novo Testamento mais de 250 vezes. Hoje os irmãos usam os termos como: Convertido: alguém que mudou de direção, transformado; Salvo: o que foi liberto da culpa e condenação do pecado; Crente: aquele que crê (Atos 16.1; 5.14); Cristão: seguidor de Cristo, igual a Cristo (At.11 e 26 1 Pe 4) Evangélico é o que mais se usa hoje mas não aparece na Bíblia nem uma vez! Todos esses termos se referem à mesma pessoa, porém quase não são usados no novo Testamento. Os seguidores de Jesus eram conhecidos como discípulos; não somente os doze (Lc 6.13), ou os setenta (Lc 10.1-23), mas todos aqueles que reconheceram a Jesus como Senhor (Mateus 27.57; João 9.27,28; Atos 6.1 e 2).
Até os anjos usaram esta linguagem em Marcos 16:5-7.

PRIMEIRO

Discípulo é aquele que submete. Estamos numa época em que se prega a rebeldia, ser rebelde virou moda, o princípio da rebeldia tem se alastrado como um câncer quando se fala em submissão, aparecem logo os sintomas da rebeldia. Alguns acham que vão poder se desculpar, Ah! Mas o meu discipulador conhece tão pouco a palavra, eu quero submeter, mas não acata nenhuma direção faz tudo do seu jeito, à sua maneira. Quem não se submete é porque tem rebelião. Os rebeldes não se interessam pela Visão. Você pode até saber mais do que seu discipulador, mas, se ele foi escolhido, para discipular, você como discípulo você terá no mínimo de respeitá-lo. Quer conhecer uma característica linda de submissão Tiago 5-9 “ irmãos não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados”.
“Eis que o juiz está às portas” que tristeza ver um discípulo queixando-se do seu discipulador.

SEGUNDO

Ser discípulo é ter comprometimento. Alguns dizem, eu sou discípulo de fulano, mas não há compromisso nenhum em alguns aspectos tais como: compromisso com a assiduidade não aparece nas reuniões de discipulado nem sequer dão o trabalho de dar um telefonema. Outros quando vão, chegam tarde e cansados. Compromisso com a disponibilidade, sabe aquele discípulo que você não pode contar com ele nunca. Nunca está disponível, se der eu ajudo, mas nunca se compromete. Compromisso com a transparência, tem discípulo que o discipulador não sabe nada da vida dele ele nunca se abre nunca se expõe Gl 6:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário