terça-feira, 3 de agosto de 2010

DISCIPULADO - DISCIPULADOR - DISCIPULO - 1ª PARTE



DISCIPULADO


Discipulado é algo que está no coração de Deus para seu povo!
É o meio que Deus usa para transformar crentes em discípulos. Apesar de termos no discipulado uma das revelações mais importantes que Deus deu a igreja, muitos de nós ainda não entendemos o que é discipulado.
Discipulado não é um discurso.
Se você está no discurso, você está desgastando a palavra discipulado.
Não faça isso com a Visão que Deus nos deu.
Discipulado não depende só do discipulador nem só do discípulo. Discipulado é como um casamento, que quando não funciona, tem sempre um pondo a culpa no outro.


O que na realidade é um discipulado?



PRIMEIRO


Discipulado é relacionamento! ( Cl 3:12-16 )
Não pode existir discipulado se não houver relacionamento, muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, dai tudo virou discipulado, qualquer reunião, é chamado de discipulado.
Por causa disso o discipulado tem sido descaracterizado não podemos deixar que a banalização do discipulado venha contaminar a igreja.
Precisamos valorizar a visão do discipulado, não podemos permitir que pessoas falem: “Estou sendo discipulado”!, sem a real compreensão do significado dessa palavra.
Segundo o modelo que Jesus tem nos ensinado, discipulado não é um culto tradicional, não é uma reunião de oração, um estudo da palavra.
Contudo, se o seu discipulado não tiver essas coisas também não pode ser chamado de discipulado, embora um discipulado possa ter tudo isso, mas se não tiver relacionamento, não é um discipulado.
Não importa se é seu discípulo que não te procura ou se é você que não procura o seu discípulo, você não pode continuar a chamar isso de discipulado.

Se discípulo e discipulador não mantiverem contato pelo menos uma vez por semana, o fator RELACIONAMENTO fica bastante comprometido.


SEGUNDO


Discipulado é intimidade “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;” (Jo 1:14) “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.” (Jo 14:16)
Jesus ao vir a Terra e nos salvar, Ele morreu, ressuscitou e decidiu morar dentro de nós.
Quer discipulado melhor do que esse? Não existe! Jesus habita dentro de nós. Este é um ato que nos consolida diariamente.
O discipulado de Jesus é: fazer morada. Esse é o discipulado do Mestre, gerar intimidade, conhecer a nossa morada e Se fazer conhecido por nós.
Durante três anos Jesus andou aqui com seus discípulos ensinando-os dia a dia, Jesus andou com eles.
Discipular é transmitir a vida de Jesus, tem irmãos que se frustram com o discipulado porque disseram a eles algo de discipulado que não tem nada a ver a idéia, e que discipulado seria apenas lugar de resolver problemas.
Se seu problema não foi resolvido????... Ai já começa a falar do discipulado:



. se o seu problema foi resolvido ou não;
. se seu sonho foi realizado ou não;
. se seu marido ou sua esposa voltou ou não para casa;
. se seu filho continua rebelde... Isso não é culpa do discipulado!


Se formos falar dos problemas que os discípulos de Jesus passaram a ter, depois que eles decidiram segui-lo, vamos passar um bom tempo enumerando as adversidades por eles enfrentadas.
Não é o discipulado que vai mudar essa situação!
DISCIPULADO é o lugar onde se transmite a vida de Cristo é onde se aprende a observar todas as coisas que Jesus ensinou!


TERCEIRO



Discipulado é um processo contínuo, é através do discipulado que o Senhor vai estar nos aperfeiçoando a cada dia, até o dia de Cristo, vamos precisar do discipulado sempre.
Precisaremos sempre de alguém nos orientando, nos dando instruções, nos dando cobertura.
Alguns, no entanto, chegam a um momento em que se julgam tão maduros, seguros, trabalhados, que não precisam de mais ninguém. Isso é um Engano! Somos sempre carentes de uma autoridade sobre nós.
Até Jesus voltar precisamos de alguém que nos ajude, nos socorra, nos aconselhe. E esse alguém pode ser o seu Pastor, o Evangelista, o Líder de Mocidade, nossos pais, nossos irmãos na fé, nossos Professores de EBD, ...
Temos que ter cuidado com o desanimo! Alguns desanimam com discipulado. Há tantos anos no discipulado..., eu queria descansar um pouco... (Muitos as vezes se indagam)
Discipulado, não pode acabar, é para toda vida!
O discipulado é o processo de formar vidas, ensinando-lhes um novo estilo de vida com base no evangelho do reino. Deus quer que sejamos mais do que simples testemunhas mais do que meros pregadores da palavra, Ele nos deu uma tarefa, de ensinar e formar vidas, discipulado é uma relação de compromisso mútuo de alguém que deseja crescer ensinando com alguém que deseja crescer aprendendo.
Isto não é apenas uma metodologia de evangelismo. É a prática de Jesus! É o que sustenta, edifica e ajusta o corpo. É um vínculo que surge entre discípulo e discipulador, um discipulado forte é onde você vê o discipulador e o discípulo CUIDANDO, VELANDO, AMPARANDO, ORANDO, PROTEGENDO, SUSTENTANDO, HONRANDO UM AO OUTRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário