O que é o DISCIPULADOR?
Um bom discipulador precisa ser um irmão de oração precisa ter o hábito de ler a palavra.
PRIMEIRO
O discipulador tem que ser um discípulo, só podemos autorizar a ter discípulos quem é um discípulo.
O problema é que alguns querem ter discípulos, mas não querem sê-lo.
Vão a todas as reuniões, adoram o senhor, ministram, até pensamos que já é um discípulo, mas, na hora dele mostrar o fruto, este não aparece. Só podemos exercer autoridade do Senhor sobre alguém, se estivermos debaixo de uma autoridade, o discipulador precisa entender que para cuidar de alguém ele precisa deixar que alguém cuide dele.
SEGUNDO
Discipulador é aquele que abre as portas “Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-lhes: Vinde, e vereis. Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima” (Jo 1:38-39).
Como discipulador você precisa abrir as portas, não somente da sua casa, mas principalmente da sua vida. Seu discípulo não pode ter hora marcada para ir à sua casa, sente-se à mesa com seus discípulos.
Se o discípulo não tiver liberdade na sua casa dificilmente vai haver um bom relacionamento. Os discípulos precisam se sentir amados. Discipulador não pode ter privacidade, como discipulador precisamos também conhecer a morada do discípulo. Tomar um café com ele de vez em quando, enfim, ter intimidade. O Discipulador maior, Jesus, mora dentro de nós. Ele é o nosso referencial.
TERCEIRO
Discipulador ama o seu discípulo “Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13:1) Jesus amou os seus discípulos e investiu na vida deles. O lugar que amamos é o lugar no qual sentimos prazer de ficar. Discipulador é o servo do discípulo, não o dono, ele tem que dar conselho de Deus, não o seu próprio.
QUARTO
O discipulador tem que ter alegria com o discípulo “Pois, quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!” (1 Tess19,20) “Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade.” (3 João 4) Nada dá mais alegria do que ver o Reino de Deus se manifestando dia a dia em um discípulo que cresce à imagem de Jesus. Que privilégio tremendo fazermos parte desta obra maravilhosa: Como DEUS É BOM!
Não há alegria e realização maior nesta vida do que aquela em que temos certeza de estarmos edificando vidas para toda a eternidade; homens e mulheres, jovens, adolescentes, adultos da melhor idade e crianças, uma família gloriosa “com a cara de Jesus” para a glória de Deus Pai! Que maravilha quando o discípulo chega na sua casa e te encontra preparado e alegre para recebê-lo! Que terrível quando ele sai de casa, e quando ele chega não tem ninguém, ou grita lá de dentro alguém dizendo: “hoje não tem discipulado”!
“Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas.” (2 Corintios 12-15). É apaixonante o trabalho de fazer discípulos para Jesus! Como é lindo, a gente ver os nossos “filhinhos” se desenvolverem, aprenderem a caminhar com Jesus... e depois vê-los fazendo discípulos...!!! Isso é algo que Deus quer renovar em nós, uma das marcas da igreja sempre foi essa de que aqui nós tomamos conta da vida uns dos outros, cuidamos, amamos, protegemos, ensinamos...! Pv. 27:23 “procura conhecer o estado das suas ovelhas, e cuida dos teus rebanhos”
Ah! Mas essa é uma palavra para os pastores. Claro que é, mas um discipulador é o que? Senão também um pastor!
QUINTO
DISCIPULADOR É UM MISSIONÁRIO – Mat 28:18-20 Jesus deixou uma Missão para todos os seus discípulos! Sabe qual foi? – Fazer Discípulos! Isso não é uma questão de Dom, mas de Missão! Todos tem essa Missão dada por Jesus e para ajudar nessa Missão, Jesus distribuiu os dons espirituais. Os dons são uma “conseqüência” da Missão! Todo aquele que passou por uma real experiência de conversão, ele não tem dificuldade de entender que precisa Discipular, ainda que não esteja Discipulando, mas ele sente que precisa discipular...! Mc 1:16-18.
Um Aparelho Celular funciona como: rádio, Internet, câmera, gravador, relógio, despertador, calculadora, agenda, MP3, enfeite no pescoço, lanterna... Mas ele foi feito para ser um telefone! E se ele não funcionar como telefone, o que fazer com ele? – Você não vai jogá-lo fora, mas vai tentar dar um jeito para que ele funcione...!
Se você nunca pensou na possibilidade de ser um discipulador tem alguma coisa de errado com a sua vida espiritual.
Esse desejo precisa ser algo natural na nossa vida. Entre os animais, quando um filhote nasce, ele procura logo um peito para mamar, sem ninguém nunca ter ensinado ou nunca ter visto...!
O que é que “atrofia” os discípulos impedindo-os de Discipular? – Satanás, com suas argumentações sutis: você não sabe falar...; você ainda é muito novo na fé...; você precisa ser “doutor” na bíblia...; você não é pastor...; você é tímido...; você é medroso...! Jesus gastou todo o tempo fazendo discípulos... Ele não se desesperou porque a Multidão o deixou, mas Veio atrás dos seus 12 quando eles desistiram...João 21:2-3 Sabem por que? Porque esse foi o seu único Plano de Salvação.
O senhor não tinha um Plano B! Deus elaborou um Plano para alcançar toda a humanidade e esse Seu plano consistiu em “fazer discípulos de todas as nações”. “...como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Tes 11,12) “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol das vossas almas.” (2 Cor 12.15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário